terça-feira, 31 de maio de 2011

"Quando os homens dormem..." no Jornal TodoDia de Americana

Olá minha gente (como diria Marco Faustino)
Estou postando a matéria que foi publicada hoje no jornal da cidade de Americana, TodoDia.

Apesar de alguns conflitos de informações, ficamos felizes de estarmos causando impacto positivo na cidade que sedia o nosso filme.

Clayton Sangregório




SÉTIMA ARTE
Investigando o estopim da loucura
Produtor Vinícius Tardelli roda em Americana o longa-metragem ‘Quando os Homens Dormem...’
PAU­LO COR­RÊA - AME­RI­CA­NA -

Foto: Divulgação
Filme tem cenas rodadas em Americana
De­pois de es­tre­ar na di­re­ção do co­mo­ven­te mé­dia-me­tra­gem “Roda e Ro­sas”, o ator, pro­du­tor e di­re­tor Vi­ní­cus Tar­del­li ago­ra tra­ba­lha na pro­du­ção do seu pri­mei­ro lon­ga “Quan­do os Ho­mens Dor­mem...”. O fil­me in­de­pen­den­te in­ves­ti­ga o es­to­pim da lou­cu­ra no ser hu­ma­no e está sen­do ro­da­do em Ame­ri­ca­na e em São Pau­lo. Na fic­ção, a Casa de Cul­tu­ra Her­man Mul­ler é trans­for­ma­da num ma­ni­cô­mio ju­di­ci­al onde são re­tra­ta­das as vi­das dos in­ter­nos an­tes de co­me­te­rem seus cri­mes. Já às ruas da ci­da­de de São Pau­lo são uti­li­za­das para re­cons­ti­tuir as vi­das pre­gres­sas dos con­de­na­dos.
Tar­del­li pre­vê fi­na­li­zar o lon­ga em agos­to e ins­cre­vê-lo na ca­te­go­ria no­vos di­re­tores na Mos­tra In­ter­na­ci­o­nal de Ci­ne­ma que acon­te­ce em ou­tu­bro.
Pa­ra­le­la­men­te, Tar­del­li o di­re­tor ain­da co­lhe a re­per­cus­são do “Roda e Ro­sas” que tem como pano de fun­do o tema da in­clu­são so­ci­al - a pro­du­ção nar­ra uma his­tó­ria de amor, vi­vi­da por per­so­na­gens de di­fe­ren­tes per­so­na­li­da­des.
O tra­ba­lho foi re­ce­bi­do com en­tu­sis­mo pelo pú­bli­co du­ran­te a pri­mei­ra exi­bi­ção pú­bli­ca do fil­me no fi­nal de se­ma­na no CCL (Cen­tro de Cul­tu­ra e La­zer).
“O re­sul­ta­do foi po­si­ti­vo, ago­ra vou trans­for­mar a ver­são de 30 mi­nu­tos em um cur­ta-me­tra­gem de 15 mi­nu­tos. As­sim, vou po­der levá-lo para fes­ti­vais em todo o País e quem sabe no ex­te­ri­or, tam­bém já que o tema é bas­tan­te uni­ver­sal”, co­men­tou.
DE OLHO NO FU­TU­RO
Um dos fes­ti­vais de mai­or in­te­res­se de Tar­del­li é o de Pau­lí­nia para o pró­xi­mo ano.
Mas en­quan­to tra­ba­lha no seu pro­je­to solo de ci­ne­ma, Tar­del­li não des­cui­da das gra­va­ções de “Quan­do os Ho­mens Dor­mem...” que está na sua pri­mei­ra se­ma­na de gra­va­ção.
For­ma­do ba­si­ca­men­te por ato­res ori­gi­ná­ri­os do te­a­tro de Ame­ri­ca­na e de São Pau­lo, as gra­va­ções se­guem até o dia 12 no lo­cal que foi ce­di­do pela Sec­tur (Se­cre­ta­ria de Cul­tu­ra e Tu­ris­mo).
“Para re­pro­du­zir esse am­bi­en­te de­gra­dan­te dos ma­ni­cô­mios bra­si­lei­ros, vi­si­ta­mos vá­ri­os de­les que exis­tem na ci­da­de de São Pau­lo. A ideia é mos­trar como es­sas pes­so­as vi­vem es­que­ci­das e o fil­me tra­ta in­di­re­ta­men­te dis­so pas­san­do uma men­sa­gem so­ci­al”, fri­sou Tar­del­li, que atua como pro­du­tor do pro­je­to.
O ro­tei­ro dele é uma par­ce­ria dele com Clay­ton San­gre­go­rio, que di­ri­ge o fil­me. “O que in­te­res­sa para nós é mos­trar esse mo­men­to de sur­to e o que aca­ba le­van­do es­sas pes­so­as a se­rem jo­ga­das num ma­ni­cô­mio ju­di­ci­al”, com­ple­tou.
PAR­CE­RIA
Além de ter con­se­gui­do o apoio da Sec­tur para ro­dar o fil­me na Casa Her­mann Mu­lher, a equi­pe bus­ca um su­por­te fi­nan­cei­ro da se­cre­ta­ria para re­mu­ne­rar os ato­res que são da ci­da­de. “Ain­da não fe­cha­mos todo o in­ves­ti­men­to nes­se pro­je­to, mas ele se apro­xi­ma dos R$ 20 mil”, dis­se Tar­del­li, que co­me­çou como ator de te­a­tro, mas ago­ra vem se de­di­can­do a pro­du­zir e di­ri­gir tra­ba­lhos na área de ci­ne­ma.
CI­NE­MA AU­TO­RAL
Ques­ti­o­na­do onde re­si­dem in­flu­ên­ci­as de tra­ba­lhos na li­te­ra­tu­ra e no ci­ne­ma de “Roda e Ro­sas” como em “Quan­do os Ho­mens Dor­me...”, Tar­del­li re­cha­ça ins­pi­ra­ções. “Que­re­mos fa­zer um tra­ba­lho au­to­ral, algo que pos­sa­mos cri­ar um con­cei­to e uma iden­ti­da­de para o gru­po. É ló­gi­co que as re­fe­rên­ci­as exis­tem por si só, mas a gen­te quer mes­mo é cri­ar uma as­si­na­tu­ra para esse tra­ba­lho”, dis­se.
O pro­du­tor exe­cu­ti­vo do lon­ga, Mar­co Faus­ti­no, man­tém o blog do tra­ba­lho atu­a­li­za­do.
O en­de­re­ço é www.quan­do­os­ho­mens­dor­mem.blogspot.com.